R. Prudente de Moraes, 60 - CEP 16.260-000 - Coroados - SP -Telefones: (18) 3645 1244 / (18) 3645 1403 - Email: e030260a@see.sp.gov.br

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

REPLANEJAMENTO - 2º DIA


2º Dia

“A competência, no âmbito da educação escolar, identificará o que qualquer pessoa necessita para responder aos problemas que enfrentará ao longo de sua vida.Sendo assim, a competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida, mediante ações nas quais são mobilizados, ao mesmo tempo e de maneira inter-relacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais.”
(ZABALA E ARNAU, 2010).

REUNIÃO DE TRABALHO: “REPLANEJAMENTO 2012

DATA: 31 de julho de 2012.
HORÁRIO: 8h às 12h e das 13h ás 17h.
PÚBLICO ALVO: Professores, alunos, pais e funcionários.
RESPONSÁVEIS: Equipe Gestora.

OBJETIVOS:
·         Oferecer subsídios aos docentes para o trabalho com competências e habilidades.
·         Discutir e analisar os projetos para o 2º semestre.
·         Propiciar momentos para revisão dos planos de ensino.

HORÁRIO
ATIVIDADE
RESPONSÁVEIS
8h
Dinâmica de grupo
Sarita
8h20min
Como aprender e ensinar competências
Andréia/ Beltrão
9h20min
Atividade: As competências previstas nas situações de aprendizagem ( estudo)

Equipe Gestora (Antonio, Sarita, Andréia, Beltrão, Sandra)
10h
Café
Equipe da Cozinha
10h15min
Socialização
Equipe Gestora
10h45min
Projetos para o 2º Semestre ( análise e discussão)
·         Leitura ( todas as áreas)
·         Matemática e Ed. Física
·         Projeto para as 8ª séries (Professor Júnio)
·         Outros projetos ...
Equipe Gestora
12h30min
Almoço
Equipe da Cozinha
13h30min
Revisão dos Planos de Ensino
·         Verificar o que foi trabalhado no 1º semestre e redirecionar as ações para o 2º semestre).
·         Questionário avaliativo (preencher e entregar para discussões em ATPC
Equipe Gestora
15h
Café
Equipe da Cozinha
16: 30minh
Avaliação
Equipe Gestora



PLANO DE ENSINO/PRÁTICA DOCENTE
QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

Nome:__________________________________________________________________________
Disciplina:______________________________________________________________________
Série (ano):____________________________________________________________________
         
          1-   Qual volume e situação de aprendizagem você está nesta sala?   
              Conseguirá trabalhar os quatro volumes até o final do ano letivo?   
              Justifique
          2-   O Currículo Oficial está adequado ao contexto desta sala? Reflita.
3- Como educador o  que você tem feito para adequar o Currículo a realidade de seus alunos? Comente.
4- Seus alunos estão conseguindo avançar na aprendizagem? Os que não estão avançando, a que você atribui o problema?
5- Nesta sala há a presença do PA.  Se não, como está sendo trabalhado a Recuperação Contínua?
6-A presença do PA em suas aulas tem contribuído para o avanço da aprendizagem de seus alunos? Como?
7- Você costuma passar lição de casa para complementar os estudos? Oportuniza momentos para a devolutiva?
8- Você deixa claro aos seus alunos quais critérios de avaliação utiliza para avaliá-los? Como faz isso?
9- Ao iniciar uma situação de aprendizagem você deixa claro aos alunos quais competências e habilidades deverão ser adquiridas?
10-No final de cada situação de aprendizagem você verifica se todos os alunos desenvolveram habilidades propostas? Como?
11-Os alunos que não conseguem atingir as habilidades propostas, quais os meios que utiliza para que avancem?
12-Nesta sala você utiliza o livro didático? De que maneira?
13- Quais projetos você pretende desenvolver no 2º semestre para esta sala?
(se a resposta for negativa justifique o motivo).

Equipe Gestora
Replanejamento 2012











COMPETÊNCIAS: O QUE É?




COMPETÊNCIA PARA A ESCOLA

... que pretende formar para a vida...  


A LÓGICA DO ENSINO TRADIDICIONAL



CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO, MAS NÃO DE APLICAÇÃO:
Sabemos a Lei de Ohm, mas somos incapazes de interpretar o simples circuito elétrico de uma lanterna;
Sabemos o principio de Arquimedes, mas nos custa relacioná-lo ao que ocorre quando estamos submersos em uma piscina.
Sabemos o que é um sintagma nominal, mas não sabemos utilizá-lo para melhorar uma frase escrita.
etc..... e assim o estudo continua a entender a aprender e a ensina as competências.




































Um comentário: