REPLANEJAMENTO – 2º
SEMESTRE DE 2012
DIAS 30 e 31 DE JULHO
,
1º DIA
DATA: 30 de julho de 2012.
HORÁRIO: 8h às 12h e das 13h ás 17h.
PÚBLICO ALVO: Professores, alunos, pais e funcionários.
RESPONSÁVEIS: Equipe Gestora.
OBJETIVOS:
·
Refletir sobre a importância do replanejamento
para o redirecionamento das ações com vista na proposta pedagógica da escola.
·
Realizar uma análise a partir do diagnóstico do
1º semestre nas dimensões. (pedagógica, participativa, pessoas, recursos e
resultados).
·
Elaborar o plano de ação para o 2º semestre.
PAUTA
HORÁRIO
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEIS
|
8h
|
Mensagem “Replanejamento”
|
Andréia/
Beltrão
|
8h15min
|
Andréia/
Beltrão
|
|
9h20min
|
Proposta Pedagógica (quem somos e para onde vamos?)-
apresentação dos dados obtidos no 1º semestre:
·
Gráficos de desempenho dos alunos 1º e 2º
bimestre
·
Planilha de Desempenho dos alunos que
realizaram a AAP (2012)
·
Abandono Escolar
·
Disciplina dos alunos (ocorrências e
suspensões)
·
Idesp 2011 e metas para 2012
·
Avaliação Institucional realizada com
professores, pais, alunos, funcionários e gestores - resultados
|
Equipe Gestora Antonio, Sarita, Andréia, Beltrão, Sandra
|
10h
|
Café
|
Equipe da
Cozinha
|
10h15min
|
Atividade 1- Avaliação do 1º Semestre
nas dimensões (Pedagógica, participativa, pessoas, recursos físicos e
financeiros e resultados educacionais).
|
Equipe
Gestora
|
12h
|
ALMOÇO
|
Equipe da
Cozinha
|
13h
|
Socialização da atividade 1
Elaboração do Plano de Ação 2º
Semestre
|
Equipe
Gestora
|
15h
|
Café
|
Equipe da
Cozinha
|
15h15min
|
Continuação
|
Equipe
Gestora
|
16:30
|
Auto- avaliação e encerramento
|
Equipe
Gestora
|
Um semestre se passou... quase
voando... mais uma vez! Fica no ar certa indefinição de que muito nos cansou e
que sempre há algo que deveríamos ter feito para cumprir nossos objetivos. Essa
análise pode representar nossos ânimos, mas não são bons indicadores para
determinar o ponto do caminho em que nos encontramos.
Com a visão de mundo,
Sabendo onde pisa
É possível replanejar
Para tomar a direção certa
|
Uma vez que definimos que o planejamento é um
processo em construção desenvolvido com a participação e colaboração de todos
numa perspectiva democrática da educação, cumpre-nos retomar as funções que
exerce. O Re-planejamento oferece a segunda oportunidade de termos em nossos
calendários dois dias dedicados exclusivamente para fazermos um balanço geral
do primeiro semestre para retomarmos o percurso educativo neste segundo
semestre.
1-
Diagnóstico e análise dos
dados obtidos até o presente momento: busca de informações reais e atualizadas
que permitam identificar os fatos e os problemas que os originam, em relação
aos resultados obtidos neste semestre.
2-
Definição de objetivos,
resultados desejados e metas que
demonstrem o cumprimento da Proposta Pedagógica da Unidade Escolar.
3-
Elaboração ou revisão de
ações a serem executadas em função das prioridades estabelecidas e que
materializam as intenções das escolas.
Este
será o passo inicial, mas que deverá ser pensado como os indicadores podem
evidenciar a realização desses fatos. Sabemos que Planos são importantes, mas
que se não houver ACOMPANHAMENTO, MONITORAMENTO, as boas intenções perdem-se
pelo atendimento às ações rotineiras que não provocam as mudanças necessárias.
Pensar o Plano, “teoricamente”, é o primeiro passo, mas este
não pode ser um documento encadernado, engavetado, mas precisa se constituir
como orientador das ações definidas pelo grupo escolar. As ações devem ser
claras, explícitas e determinar quem serão os responsáveis. Nesta tarefa, todos
precisam assumir suas responsabilidades, mas há que determinar os que “prestarão
contas”
É preciso avaliar como
foi realizado o trabalho no primeiro semestre, destacando:
Os pontos positivos
(potencialidades da escola);
Os pontos negativos
(fragilidades).
Dentre os pontos
negativos, eles já haviam sido identificados no início do ano? Em que a escola
avançou? Se não avançou, o que está dificultando este avanço? Os problemas
foram explicitamente identificados? Foram propostas ações exequíveis? Foram
definidos os responsáveis? Houve acompanhamento do processo de execução? As
fragilidades já haviam sido identificadas neste acompanhamento? É preciso
propor outras estratégias ou as que foram propostas precisam ser
intensificadas?
Gráficos de desempenho dos alunos 1º e 2º bimestre
MONITORAMENTO DOS ALUNOS QUE REALIZARAM AAP 2011/2012
SÉRIE: 6º ano
TURMA: A
ALUNOS
|
INDICADO
|
AAP
2012
1º
SEM.
|
NOTA
1º BIM.
|
NOTA
2º BIM.
|
||||
PA
|
RI
|
P
|
M
|
P
|
M
|
P
|
M
|
|
ANA CAROLINA DE SOUZA
|
14
|
6
|
7
|
5
|
6
|
6
|
||
ANA FLAVIA DIAS DOS SANTOS
|
14
|
9
|
10
|
10
|
9
|
8
|
||
ANDERSON JOSÉ A. OLIVEIRA
|
10
|
8
|
6
|
9
|
5
|
8
|
||
BEATRIZ SANCHES FABRIZZI
|
12
|
10
|
9
|
9
|
8
|
8
|
||
BRAYAN WILLIAN M. DE LIMA
|
10
|
8
|
7
|
7
|
5
|
6
|
||
CAIO AUGUSTO NUNES
|
12
|
9
|
7
|
8
|
6
|
7
|
||
CAROLINE FERREIRA CARRILHO
|
8
|
8
|
5
|
5
|
5
|
5
|
||
CHRISTIAN OLIVEIRA A. DOS SANTOS
|
13
|
9
|
6
|
5
|
6
|
5
|
||
DOUGLAS FERNANDES DA GAMA
|
9
|
9
|
8
|
10
|
7
|
9
|
||
FELIPE DOS ANJOS FRANCISCO
|
13
|
10
|
8
|
10
|
9
|
7
|
||
FLAVIA REGINA C.E CARVALHO
|
12
|
10
|
9
|
10
|
8
|
9
|
||
GABRIEL SANTOS DE CASTRO
|
8
|
5
|
4
|
5
|
4
|
5
|
||
GIOVANA DOS SANTOS DA SILVA
|
11
|
9
|
9
|
10
|
8
|
7
|
||
GUILHERME HENRIQUE MIRANDA
|
14
|
10
|
9
|
10
|
8
|
10
|
||
IGOR SANTOS DE PAULA
|
10
|
9
|
6
|
8
|
6
|
7
|
||
JESSICA TRECO FRANCISCO
|
9
|
4
|
6
|
3
|
6
|
8
|
||
JULIA EDUARDA F. DA CUNHA
|
9
|
4
|
4
|
5
|
5
|
5
|
||
KAIO VINICIUS C. MANSANI
|
11
|
9
|
7
|
7
|
6
|
5
|
||
LEANDRO R.DE OLIVEIRA
|
5
|
6
|
3
|
4
|
4
|
5
|
||
MISAEL MARTINS DOS SANTOS
|
8
|
8
|
7
|
8
|
6
|
6
|
||
PAMELA PORSER FREITAS
|
13
|
9
|
9
|
9
|
9
|
7
|
||
RAFAEL CORREA DA SILVA
|
13
|
10
|
8
|
10
|
8
|
8
|
||
ROBERTA CARVALHO SIQUEIRA
|
14
|
7
|
9
|
8
|
9
|
8
|
||
SUNAMITA T. IZIDORO TRINDADE
|
10
|
10
|
6
|
9
|
7
|
5
|
||
BRUNO RIBEIRO DOS SANTOS
|
-
|
-
|
5
|
5
|
6
|
7
|
SÉRIE: 6º ano
TURMA: B
ALUNOS
|
INDICADO
|
AAP
2012
1º
SEM.
|
NOTA
1º BIM.
|
NOTA
2º BIM.
|
||||
PA
|
RI
|
P
|
M
|
P
|
M
|
P
|
M
|
|
AMANDA MORETTI SVAIGER
|
8
|
8
|
6
|
6
|
5
|
6
|
||
ARTHUR SLAVEZ FRARE
|
13
|
8
|
8
|
8
|
9
|
10
|
||
BEATHRYS LAGO FERREIRA
|
9
|
10
|
6
|
8
|
6
|
8
|
||
CARLOS HENRIQUE S.VICENTE
|
9
|
7
|
5
|
5
|
6
|
7
|
||
FELIPE MATHEUS B.ANDRADE
|
9
|
4
|
3
|
4
|
4
|
4
|
||
HEMILY PALHOTA DIAS
|
10
|
3
|
6
|
7
|
6
|
6
|
||
HIGOR FABRICIO DE O.POIATI
|
11
|
6
|
7
|
8
|
5
|
7
|
||
HUGO BERNARDES ROCHA
|
8
|
5
|
4
|
5
|
4
|
4
|
||
ISAQUE OLIVEIRA B.DE SOUZA
|
9
|
9
|
8
|
9
|
6
|
8
|
||
JACKSON DA SILVA OLIVEIRA
|
9
|
6
|
5
|
8
|
5
|
6
|
||
JONATAS GABRIEL F. DA SILVA
|
14
|
10
|
8
|
7
|
7
|
5
|
||
JOSÉ FELIPE VIANNA MARQUEZI
|
13
|
7
|
9
|
8
|
8
|
8
|
||
KARINA DE SOUZA SILVA
|
10
|
10
|
5
|
7
|
5
|
6
|
||
LEONARDO CINTRA OLIVEIRA
|
10
|
8
|
5
|
6
|
5
|
6
|
||
LUAN SANTOS DE SOUZA
|
11
|
9
|
8
|
8
|
8
|
9
|
||
LUCAS DE ANDRADE
|
4
|
1
|
4
|
6
|
4
|
5
|
||
MARINA ANDRADE DE SOUZA
|
7
|
3
|
4
|
4
|
5
|
6
|
||
MARLON G.DE SOUZA FERNANDES
|
8
|
5
|
4
|
4
|
5
|
4
|
||
MONICA V. DA C. DOS SANTOS
|
10
|
6
|
7
|
8
|
5
|
8
|
||
NATA SANTANA DE MELLO
|
6
|
4
|
4
|
5
|
4
|
6
|
||
VICTORIA MAGATTI MESSIAS
|
11
|
9
|
7
|
7
|
6
|
7
|
||
VILSON APARECIDO SILVA
|
5
|
0
|
3
|
4
|
4
|
5
|
||
VIRGINIA PANINI MENDONÇA
|
12
|
7
|
8
|
8
|
5
|
7
|
||
VITORIA FERNANDA C. BATISTA
|
12
|
7
|
7
|
6
|
5
|
6
|
||
JOÃO VITOR CASTRO DOS SANTOS
|
10
|
-
|
7
|
4
|
6
|
6
|
SÉRIE: 6º ano
TURMA: C
ALUNOS
|
INDICADO
|
AAP
2012
1º
SEM.
|
NOTA
1º BIM.
|
NOTA
2º BIM.
|
||||
PA
|
RI
|
P
|
M
|
P
|
M
|
P
|
M
|
|
ALEX DE OLIVEIRA SANTOS
|
7
|
2
|
5
|
7
|
TR
|
TR
|
||
ANDERSON R. A. DOS SANTOS
|
11
|
5
|
7
|
6
|
5
|
7
|
||
BRUNO RIBEIRO DOS SANTOS
|
11
|
6
|
TR
|
TR
|
TR
|
TR
|
||
CARLOS DANIEL C.SANTANA
|
8
|
7
|
7
|
9
|
7
|
6
|
||
ELIZEU RODRIGUES CLAUDINO
|
7
|
2
|
5
|
5
|
5
|
5
|
||
GABRIEL DIAS ALVES
|
10
|
5
|
5
|
5
|
TR
|
TR
|
||
GABRIEL FERREIRA MATEUS
|
9
|
9
|
7
|
10
|
6
|
8
|
||
GABRIELI SANTANA RAYMUNDO
|
11
|
7
|
6
|
6
|
6
|
5
|
||
GABRIELI STABILE BOATTO
|
8
|
2
|
7
|
7
|
8
|
5
|
||
GABRIELY FREITAS LOURENÇO
|
13
|
3
|
TR
|
TR
|
TR
|
TR
|
||
HELOIZA FIM
|
4
|
5
|
10
|
9
|
9
|
7
|
||
JOÃO PAULO N. DA SILVA
|
12
|
2
|
4
|
4
|
5
|
5
|
||
JOSÉ GUSTAVO N.VERÍSSIMO
|
7
|
5
|
5
|
5
|
5
|
6
|
||
LAILA GABRIELLA A.COSTA
|
13
|
2
|
TR
|
TR
|
TR
|
TR
|
||
LARISSA DA SILVA FRANZOI
|
10
|
3
|
7
|
7
|
TR
|
TR
|
||
LUIZ HENRIQUE LEIVAS BATISTA
|
11
|
7
|
7
|
10
|
9
|
10
|
||
MARCOS W. M.GONÇALVES
|
9
|
6
|
8
|
9
|
5
|
9
|
||
OSWALDO GARCIA CANO FILHO
|
8
|
6
|
TR
|
TR
|
TR
|
TR
|
||
PAULO RICARDO C.DOS SANTOS
|
10
|
7
|
7
|
4
|
TR
|
TR
|
||
POLIANA E.DE S. NÓBREGA
|
8
|
2
|
6
|
5
|
8
|
9
|
||
TAILA H.STAFF DE SOUZA
|
7
|
5
|
5
|
4
|
7
|
5
|
||
THALLYS ANTUNES MARTINS
|
6
|
5
|
6
|
5
|
7
|
5
|
||
TIAGO CANOVA DOS SANTOS
|
-
|
-
|
TR
|
TR
|
TR
|
TR
|
||
WILLIAN Q. MORETTI
|
6
|
5
|
5
|
8
|
5
|
8
|
||
SAMUEL DONÁ SILVA
|
-
|
-
|
4
|
3
|
5
|
5
|
SÉRIE: 7º ano
TURMA: RI
ALUNOS
|
INDICADO
|
AAP
2012
1º
SEM.
|
NOTA
1º BIM.
|
NOTA
2º BIM.
|
|||||
PA
|
RI
|
P
|
M
|
P
|
M
|
P
|
M
|
||
ANA CAROLINE TOMAZINI
|
8
|
1
|
7
|
5
|
6
|
5
|
|||
CAIQUE ROGERIO NEGOCIA
|
5
|
1
|
7
|
6
|
6
|
5
|
|||
CLIFORD MONTEIRO FEREIRA BRAGA
|
3
|
2
|
5
|
3
|
5
|
6
|
|||
GABRIEL ANDRÉ C.FERMIANO
|
7
|
0
|
8
|
5
|
7
|
5
|
|||
GABRIELLI CRISTINA MARIN CARDOSO
|
5
|
1
|
10
|
7
|
7
|
9
|
|||
INGRID THAINA LEIVAS RODRIGUES
|
6
|
4
|
8
|
9
|
7
|
10
|
|||
JACIARA LIMA SOUSA
|
7
|
0
|
4
|
5
|
6
|
5
|
|||
JOSE WHITER ALVES DE LIMA
|
7
|
1
|
3
|
5
|
6
|
4
|
|||
LETICIA GABRIELE RODRIGUES
|
3
|
3
|
9
|
7
|
8
|
10
|
|||
LETICIA VILANI MACHADO
|
7
|
3
|
7
|
5
|
3
|
6
|
|||
MATEUS DE OLIVEIRA ROCHA
|
6
|
4
|
10
|
6
|
9
|
6
|
|||
MATEUS FELIPE GOMES BORGES
|
8
|
0
|
3
|
4
|
3
|
5
|
|||
MAURICIO EDUARDO M.INÁCIO
|
6
|
0
|
6
|
3
|
4
|
4
|
|||
MURILO E.DE SOUZA FERNANDES
|
8
|
4
|
9
|
5
|
8
|
8
|
|||
NEVITON ISRAEL C. DOS SANTOS
|
7
|
0
|
8
|
4
|
7
|
3
|
|||
RENAN DA SILVA GONÇALVES
|
3
|
5
|
6
|
5
|
5
|
4
|
|||
STEFHANI FERREIRA DE PAULA
|
4
|
1
|
5
|
3
|
5
|
5
|
|||
STEPHANIE BORGES DE LIMA
|
9
|
1
|
8
|
6
|
7
|
7
|
|||
VITOR GODÓI
|
6
|
0
|
7
|
3
|
4
|
5
|
|||
VIVIANE APARECIDA DA SILVA
|
10
|
3
|
5
|
6
|
6
|
8
|
SÉRIE: 7º ANO
TURMA: B
ALUNOS
|
INDICADO
|
AAP
2012
1º
SEM.
|
NOTA
1º BIM.
|
NOTA
2º BIM.
|
||||
PA
|
RI
|
P
|
M
|
P
|
M
|
P
|
M
|
|
ANA CAROLINA DOS S.OLIVEIRA
|
8
|
5
|
7
|
5
|
7
|
8
|
||
BEATRIZ DE OLIVEIRA CELIBERTO
|
11
|
5
|
7
|
5
|
8
|
8
|
||
BIANCA GARCIA DE OLIVEIRA
|
8
|
9
|
7
|
6
|
6
|
7
|
||
BRENDON W. MARQUEZI DE LIMA
|
8
|
9
|
7
|
6
|
7
|
7
|
||
BRUNO FROES JORGE
|
6
|
9
|
4
|
4
|
4
|
5
|
||
BRUNO OLIVEIRA LIMA
|
9
|
6
|
7
|
9
|
8
|
9
|
||
CALEBE DANTAS CORREIA
|
12
|
5
|
10
|
9
|
9
|
10
|
||
CAROLAINE CASTRO DA SILVA
|
6
|
9
|
6
|
9
|
7
|
9
|
||
EDUARDA DE SOUZA FIGUEIREDO
|
11
|
5
|
9
|
6
|
8
|
8
|
||
EVELLYN REBECA M.GONÇALVES
|
8
|
5
|
6
|
6
|
7
|
7
|
||
FELIPE RODRIGUES LIMA
|
8
|
9
|
7
|
9
|
7
|
8
|
||
FLAVIA D.RODRIGUES SILVA
|
7
|
6
|
7
|
5
|
7
|
6
|
||
FRANCIELE QUAQLIARELI SOARES
|
8
|
4
|
5
|
5
|
6
|
5
|
||
FRANCISCO D.DA LUZ DE OLIVEIRA
|
10
|
5
|
8
|
9
|
7
|
9
|
||
GABRIEL RODRIGUES DE PAULA
|
8
|
5
|
7
|
6
|
7
|
8
|
||
GABRIELLY R. D. DOS SANTOS
|
10
|
6
|
7
|
4
|
7
|
5
|
||
GRAZIELI CORREIA DA SILVA
|
5
|
9
|
5
|
3
|
6
|
5
|
||
HELOIZE DOS SANTOS BENITEZ
|
4
|
5
|
5
|
5
|
5
|
6
|
||
JOÃO CARLOS MISAEL AMBROSIO
|
8
|
6
|
6
|
5
|
7
|
8
|
||
JULIA GABRIELLY FRANCO MORONI
|
13
|
9
|
9
|
9
|
8
|
9
|
||
LEO MAGATTI MESSIAS
|
11
|
5
|
7
|
5
|
7
|
8
|
||
MARIELI APARECIDA MAESTÁ
|
13
|
10
|
9
|
10
|
9
|
10
|
||
MARIELI GOULART NUNES
|
14
|
4
|
9
|
5
|
8
|
10
|
||
MATEUS LEPORE SANTANA
|
14
|
7
|
8
|
7
|
8
|
10
|
||
MONIQUE CINTRA AMARÃES
|
5
|
7
|
7
|
7
|
8
|
8
|
||
NICOLY NOVAES DOS SANTOS
|
14
|
4
|
9
|
5
|
8
|
9
|
||
RAFAEL LOPES BORGES
|
9
|
6
|
6
|
6
|
6
|
8
|
||
RITA DE CASSIA M. DOS SANTOS
|
11
|
9
|
9
|
9
|
10
|
10
|
||
SARAH PICOLIN ESTEVÃO
|
9
|
4
|
9
|
5
|
8
|
10
|
||
THALES YUDI M.MAESTÁ
|
7
|
6
|
7
|
6
|
8
|
10
|
||
DANIEL B. ORTIZ MORAES
|
-
|
-
|
5
|
3
|
TR
|
TR
|
||
ARIANE FERNANDA DA S.MARIANO
|
-
|
-
|
-
|
-
|
7
|
7
|
SÉRIE: 7º ANO
TURMA: C
ALUNOS
|
INDICADO
|
AAP
2012
1º
SEM.
|
NOTA
1º BIM.
|
NOTA
2º BIM.
|
||||
PA
|
RI
|
P
|
M
|
P
|
M
|
P
|
M
|
|
ALAIZA EDUARDA TRINDADE
|
5
|
2
|
6
|
6
|
7
|
5
|
||
ALAN RODRIGUES GOMES
|
2
|
2
|
3
|
5
|
1
|
1
|
||
ALINE DO NASCIMENTO REZENDE
|
9
|
4
|
10
|
10
|
10
|
10
|
||
ARIANE FERNANDA DA S. MARIANO
|
6
|
6
|
5
|
9
|
TR
|
TR
|
||
BRUNA DA SILVA FRANZOI
|
5
|
4
|
10
|
10
|
TR
|
TR
|
||
CARINA RENATA C. PEDROSO FREITAS
|
4
|
4
|
5
|
6
|
7
|
3
|
||
CAROLINE ALVES SANTANA
|
6
|
2
|
5
|
6
|
TR
|
TR
|
||
DANIELA MORONI
|
8
|
4
|
7
|
9
|
8
|
7
|
||
EDUARDO MORONI DE OLIVEIRA
|
5
|
3
|
6
|
9
|
6
|
6
|
||
FABIANI CAROLINI MILANI DA SILVA
|
5
|
1
|
5
|
5
|
8
|
3
|
||
GABRIEL LOPES DIAS
|
7
|
4
|
4
|
8
|
5
|
5
|
||
GABRIELE CARNEIRO DOS SANTOS
|
5
|
1
|
7
|
6
|
6
|
7
|
||
GREGORY MONTEIRO LUCAS
|
3
|
2
|
5
|
6
|
5
|
8
|
||
HANYELL MEDEIROS DA SILVA
|
5
|
4
|
5
|
5
|
6
|
5
|
||
IGOR ANTONIO O.ARANHA
|
7
|
5
|
5
|
9
|
5
|
10
|
||
ISRAEL GOMES
|
4
|
3
|
5
|
6
|
5
|
5
|
||
ISRAEL IGOR N. RODRIGUES
|
3
|
1
|
4
|
4
|
5
|
3
|
||
JOSÉ VITOR SOARES DA SILVA
|
5
|
6
|
4
|
10
|
6
|
7
|
||
JULIANA DA SILVA FRANSÃO
|
8
|
3
|
6
|
9
|
5
|
5
|
||
LIDIA DE FATIMA DOS SANTOS SILVA
|
7
|
1
|
5
|
7
|
7
|
10
|
||
LUAN RODRIGUIES NOGUEIRA
|
5
|
3
|
5
|
5
|
5
|
2
|
||
LUCAS LOPES DOS SANTOS
|
12
|
2
|
4
|
8
|
5
|
5
|
||
PAULO CESAR RODRIGUES
|
-
|
3
|
TR
|
TR
|
TR
|
TR
|
||
RONALDO CUSTÓDIO JORGE FILHO
|
-
|
-
|
-
|
-
|
TR
|
TR
|
||
SAMANTA DA LUZ FREITAS
|
9
|
2
|
7
|
8
|
9
|
6
|
||
WESLEY DE FIGUEIREDO BONFIM
|
4
|
3
|
5
|
8
|
5
|
5
|
||
FABIANA RIBEIRO SOARES GOMES
|
9
|
3
|
5
|
8
|
9
|
6
|
||
ANA LAURA BRITO BARBOSA
|
5
|
1
|
7
|
7
|
6
|
5
|
||
THAINÁ HILÁRIO DA SILVA
|
-
|
3
|
REC
|
REC
|
TR
|
TR
|
||
ADRIELE MARIA DA SILVA
|
-
|
-
|
8
|
9
|
10
|
9
|
IIDEB
observado e projeção de Metas.
Ensino Fundamental
|
IDEB OBSERVADO
|
METAS PROJETADAS
|
|||||||
2007
|
2009
|
2009
|
2011
|
2013
|
2015
|
2017
|
2019
|
2021
|
|
Anos Finais
|
4,4
|
4,6
|
4,5
|
4,7
|
5,0
|
5,3
|
5,6
|
5,8
|
6,0
|
Fonte: Prova Brasil e Censo Escolar
Índices e Metas SARESP.
EE. DR. JOSÉ MARIA DOS REIS
|
IDESP 2008
|
IDESP 2009
|
IDESP 2010
|
IDESP
2011
|
METAS IDESP
2012
|
8ªs Séries EF
|
2,94
|
3,06
|
3,19
|
3,53
|
3,71
|
3ªs Séries EM
|
2,04
|
2,15
|
1,40
|
1,72
|
1,91
|
IDEB (PROVA BRASIL)
EE. DR. JOSÉ MARIA DOS REIS COROADOS – SP.
Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB
O IDEB é um indicador de qualidade
educacional que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova
Brasil ou SAEB) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e
8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio) – com informações
sobre rendimento escolar (aprovação).
Estudos e análises sobre qualidade
educacional raramente combinam as informações produzidas por esses dois tipos
de indicadores, ainda que a complementaridade entre elas seja evidente. Um
sistema educacional que reprova sistematicamente seus estudantes, fazendo com
que grande parte deles abandone a escola antes de completar a educação básica,
não é desejável, mesmo que aqueles que concluem essa etapa de ensino atinjam
elevadas pontuações nos exames padronizados. Por outro lado, um sistema em que
todos os alunos concluem o ensino médio no período correto não é de interesse
caso os alunos aprendam muito pouco na escola. Em suma, um sistema de ensino
ideal seria aquele em que todas as crianças e adolescentes tivessem acesso à
escola, não desperdiçassem tempo com repetências, não abandonassem a escola
precocemente e, ao final de tudo, aprendessem.
Outro indicador preocupante é a baixa
proficiência obtida pelos alunos em exames padronizados.
O IDEB foi desenvolvido para ser um indicador
que sintetiza informações de desempenho em exames padronizados com informações
sobre rendimento escolar (taxa média de aprovação dos estudantes na etapa de
ensino).
Indicadores educacionais como o IDEB são
desejáveis por permitirem o monitoramento do sistema de ensino do País.
IDEB 2007
|
IDEB 2009
|
IDEB 2011
|
4,4
|
4,6
|
-
|
PROJEÇÕES
|
|||||
IDEB
2011
|
IDEB
2013
|
IDEB
2015
|
IDEB
2017
|
IDEB
2019
|
IDEB
2021
|
4,7
|
5,0
|
5,3
|
5,6
|
5,8
|
6,0
|
IDESP – EE. DR. JOSÉ MARIA DOS REIS
COROADOS – SP.
|
|||||
2008
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
DIRETORIA
|
ESTADO
|
8ª Série EF
|
2,96
|
0,99
|
2,94
|
3,06
|
2,60
|
3ª Série EM
|
2,36
|
0,86
|
2,04
|
2,23
|
1,95
|
DISCIPLINA
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
Parcela
Cumprida da Meta
|
|
8ª
Série EF
|
PORTUGUÊS
|
3,37
|
0,99
|
2,94
|
66,70
|
MATEMÁTICA
|
2,54
|
||||
3ª
Série EM
|
PORTUGUÊS
|
3,25
|
0,86
|
2,04
|
120,00
|
MATEMÁTICA
|
1,47
|
||||
2009
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
DIRETORIA
|
ESTADO
|
8ª Série EF
|
2,86
|
0,97
|
2,78
|
3,48
|
2,84
|
3ª Série EM
|
2,65
|
0,74
|
1,97
|
2,40
|
1,98
|
DISCIPLINA
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
Parcela
Cumprida da Meta
|
|
8ª
Série EF
|
PORTUGUÊS
|
3,04
|
0,97
|
2,78
|
0,00
|
MATEMÁTICA
|
2,68
|
||||
3ª
Série EM
|
PORTUGUÊS
|
3,56
|
0,74
|
1,97
|
0,00
|
MATEMÁTICA
|
1,74
|
2010
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
DIRETORIA
|
ESTADO
|
8ª Série EF
|
3,19
|
0,99
|
3,19
|
3,09
|
2,52
|
3ª Série EM
|
1,40
|
0,82
|
1,40
|
2,13
|
1,81
|
DISCIPLINA
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
Parcela
Cumprida da Meta
|
|
8ª
Série EF
|
PORTUGUÊS
|
3,53
|
0,99
|
3,19
|
120,00
|
MATEMÁTICA
|
2,88
|
||||
3ª
Série EM
|
PORTUGUÊS
|
2,34
|
0,82
|
1,40
|
0,00
|
MATEMÁTICA
|
1,06
|
IDESP – EE. DR. JOSÉ MARIA DOS REIS
COROADOS – SP.
2011
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
DIRETORIA
|
ESTADO
|
8ª Série EF
|
3,53
|
0,99
|
3,53
|
3,30
|
2,57
|
3ª Série EM
|
1,72
|
0,86
|
1,72
|
2,36
|
1,78
|
DISCIPLINA
|
DESEMPENHO
|
FLUXO
|
IDESP
|
Parcela
Cumprida da Meta
|
|
8ª
Série EF
|
PORTUGUÊS
|
3,91
|
0,99
|
3,53
|
120,00
|
MATEMÁTICA
|
3,18
|
||||
3ª
Série EM
|
PORTUGUÊS
|
2,48
|
0,86
|
1,72
|
120,00
|
MATEMÁTICA
|
1,50
|
IDESP – METAS PARA 2012
2012
|
METAS
|
8ª
SÉRIE EF.
|
3,71
|
3ª
SÉRIE EM.
|
1,91
|
AVALIAÇÃO DO 1º SEMESTRE.
COM BASE NOS RESULTADOS APRESENTADOS, CONSIDERANDO
AS DIMENSÕES ( PEDAGÓGICA, PARTICIPATIVA, PESSOAS, RECURSOS FÍSICOS E
FINANCEIRO, RESULTADOS EDUCACIONAIS) E A
PRÁTICA DIÁRIA , LEVANTE COM O SEU GRUPO AS PRINCIPAIS
POTENCIALIDADES E FRAGILIDADES
DIAGNOSTICADAS NO 1º SEMESTRE DE 2012:
PLANILHA PARA SÍNTESE DE AVALIAÇÃO.
DIMENSÃO
|
FOCOS
|
SATISF
|
INSATISF
|
PEDAGÓGICA
|
Currículo
Oficial
|
X
|
|
Planejamento
das aulas articuladas entre si, com a PP e o currículo.
|
X
|
|
|
Formas
variadas e transparentes de avaliação.
|
X
|
|
|
Dificuldades
de ensino e de aprendizagem.
|
X
|
|
|
Recuperação.
|
X
|
|
|
Funcionamento
da ATPC.
|
X
|
|
|
PARTICIPATIVA
|
Participação
de pais ou responsáveis.
|
|
X
|
Protagonismo
juvenil.
|
|
X
|
|
Informação
democratizada.
|
|
X
|
|
PESSOAS
|
Assiduidade,
suficiência e estabilidade da equipe escolar.
|
X
|
|
Rotinas
de trabalho e responsabilização.
|
X
|
|
|
RECURSOS
FÍSICOS
E FINANCEIROS
|
Atendimento
prestado pela escola.
|
X
|
|
Equipamentos
e materiais pedagógicos.
|
X
|
|
|
Uso
dos ambientes da escola.
|
X
|
|
|
RESULTADOS
EDUCACIONAIS
|
Avaliação
do rendimento escolar.
|
X
|
|
Acompanhamento
dos resultados da escola.
|
X
|
|
|
Falta
de alunos, evasão e abandono.
|
X
|
|
EE.
DR. JOSÉ MARIA DOS REIS - COROADOS
|
|||||
Prioridade
|
Dimensão
|
PARTICIPATIVA
|
|||
Foco
|
PARTICIPAÇÃO
DE PAIS
|
||||
Diagnóstico
|
Nível de Importância
|
Nível de Satisfação
|
|||
( X )
|
Alta
importância
|
( )
|
Totalmente
insatisfatório
|
||
( )
|
Média
importância
|
( X )
|
Insatisfatório
|
||
( )
|
Não sabe ou
tem dúvidas
|
||||
( )
|
Baixa
importância
|
( )
|
Satisfatório
|
||
( )
|
Não se
aplica
|
( )
|
Totalmente
satisfatório
|
||
Fatos
|
A
falta de apoio dos pais no acompanhamento das atividades escolares
(disciplinas dos alunos, tarefas, trabalhos, provas)
|
||||
Problemas
|
Falta
de comprometimento, responsabilidade e conscientização dos pais.
|
||||
Objetivos
|
Melhorar
o envolvimento dos pais com as atividades escolares, o desempenho e o comprometimento dos alunos
nas atividades escolares.
|
||||
Resultados Desejados
|
Aprendizagem
satisfatória e comportamento adequado.
|
||||
Indicador
|
O
número de ocorrências e suspensões;
Cumprimento
de prazos nas tarefas escolares;
Frequência
dos pais na escola;
|
EE.
DR. JOSÉ MARIA DOS REIS - COROADOS
|
|||||
Prioridade
|
Dimensão
|
PARTICIPATIVA
|
|||
Foco
|
Protagonismo juvenil
|
||||
Diagnóstico
|
Nível de Importância
|
Nível de Satisfação
|
|||
( X )
|
Alta
importância
|
( )
|
Totalmente
insatisfatório
|
||
( )
|
Média
importância
|
( X )
|
Insatisfatório
|
||
( )
|
Não sabe ou
tem dúvidas
|
||||
( )
|
Baixa
importância
|
( )
|
Satisfatório
|
||
( )
|
Não se
aplica
|
( )
|
Totalmente
satisfatório
|
||
Fatos
|
·
Falta de
participação ativa dos alunos nas tomadas de decisões e projetos
|
||||
Problemas
|
·
Ausências
de iniciativa e planejamento das ações e explicitação das ideias
·
Falta de
orientação de uma pessoa responsável para mediação
|
||||
Objetivos
|
|
||||
Resultados Desejados
|
|
||||
Indicador
|
|
||||
Ação/
Respons.
|
|
EE. DR.
JOSÉ MARIA DOS REIS - COROADOS
|
|||||
Prioridade
|
Dimensão
|
PARTICIPATIVA
|
|||
Foco
|
PARTICIPAÇÃO
DE PAIS
|
||||
Diagnóstico
|
Nível de
Importância
|
Nível de
Satisfação
|
|||
(X )
|
Alta
importância
|
( )
|
Totalmente
insatisfatório
|
||
( )
|
Média
importância
|
( X )
|
Insatisfatório
|
||
( )
|
Não sabe ou
tem dúvidas
|
||||
( )
|
Baixa
importância
|
( )
|
Satisfatório
|
||
( )
|
Não se
aplica
|
( )
|
Totalmente
satisfatório
|
||
Fatos
|
·
A falta de apoio dos pais no
acompanhamento das atividades escolares (disciplinas dos alunos, tarefas,
trabalhos e provas)
|
||||
Problemas
|
·
Pouco envolvimento,
compromisso, responsabilidade e consciência dos pais e/ou responsáveis quanto
a educação escolar dos filhos.
|
||||
Objetivos
|
·
Conscientizar os pais sobre a
importância do acompanhamento constante na educação escolar dos filhos.
·
Melhorar o desempenho e o comprometimento dos alunos
nas atividades escolares.
|
||||
Resultados Desejados
|
·
Aprendizagem satisfatória e
comportamento adequado.
|
||||
Indicador
|
·
O número de ocorrências e
suspensões;
·
Cumprimento de prazos nas
tarefas escolares;
·
Frequência dos pais na escola;
|
||||
Ação/Respons.
|
·
Realizar um encontro com os
pais para conscientização e troca de experiências com as salas prioritárias:
(6ºC, 7º RI e 1ªB e 2ªB). Responsáveis
: Diretor Antonio, Pcs Andréia e José Beltrão, PMEC Sandra.
·
Selecionar dez pais de cada
sala.Responsáveis : Professor orientador de cada sala.
·
Enviar convites aos pais.
Responsável :PMEC Sandra
·
Discutir nos encontros os
seguintes temas (tarefas, avaliações, disciplina, freqüência); Responsáveis :Corpo
docente e Equipe Gestora.
·
Preparar uma recepção para
receber os pais nos dias dos
encontros com brindes e coquetel. Responsáveis :
Diretor Antônio
e a Educadora Roseli da Escola da Família.
·
Realizar nos encontros roda de
conversa com os pais.Responsáveis PMEC
Sandra, Pcs Andréia e Beltrão e professores
Roseley, Fabiano, Jaci, Luiz Fernando...
Obs( o primeiro encontro deverá
acontecer no dia 04 de setembro ás 19 horas nesta U.E)
|
Replanejamento -O Filme
Nenhum comentário:
Postar um comentário