2º Dia
“A competência, no
âmbito da educação escolar, identificará o que qualquer pessoa necessita para
responder aos problemas que enfrentará ao longo de sua vida.Sendo assim, a
competência consistirá na intervenção eficaz nos diferentes âmbitos da vida,
mediante ações nas quais são mobilizados, ao mesmo tempo e de maneira
inter-relacionada, componentes atitudinais, procedimentais e conceituais.”
(ZABALA E ARNAU, 2010).
REUNIÃO DE TRABALHO: “REPLANEJAMENTO
2012”
DATA: 31 de julho de 2012.
HORÁRIO: 8h às 12h e das 13h ás 17h.
PÚBLICO ALVO: Professores, alunos, pais e funcionários.
RESPONSÁVEIS: Equipe Gestora.
OBJETIVOS:
·
Oferecer subsídios aos docentes para o trabalho
com competências e habilidades.
·
Discutir e analisar os projetos para o 2º
semestre.
·
Propiciar momentos para revisão dos planos de
ensino.
HORÁRIO
|
ATIVIDADE
|
RESPONSÁVEIS
|
8h
|
Dinâmica de grupo
|
Sarita
|
8h20min
|
Como aprender e ensinar competências
|
Andréia/
Beltrão
|
9h20min
|
Atividade: As competências previstas nas situações de aprendizagem (
estudo)
|
Equipe Gestora (Antonio,
Sarita, Andréia, Beltrão, Sandra)
|
10h
|
Café
|
Equipe da
Cozinha
|
10h15min
|
Socialização
|
Equipe
Gestora
|
10h45min
|
Projetos para o 2º
Semestre ( análise e discussão)
·
Leitura ( todas as áreas)
·
Matemática e Ed. Física
·
Projeto para as 8ª séries (Professor Júnio)
·
Outros projetos ...
|
Equipe
Gestora
|
12h30min
|
Almoço
|
Equipe da Cozinha
|
13h30min
|
Revisão dos Planos de Ensino
·
Verificar o que foi trabalhado no 1º semestre
e redirecionar as ações para o 2º semestre).
|
Equipe
Gestora
|
15h
|
Café
|
Equipe da
Cozinha
|
16: 30minh
|
Avaliação
|
Equipe
Gestora
|
PLANO
DE ENSINO/PRÁTICA DOCENTE
QUESTIONÁRIO
AVALIATIVO
Nome:__________________________________________________________________________
Disciplina:______________________________________________________________________
Série (ano):____________________________________________________________________
1- Qual volume e situação de
aprendizagem você está nesta sala?
Conseguirá trabalhar os quatro volumes até o
final do ano letivo?
Justifique
2- O Currículo Oficial está
adequado ao contexto desta sala? Reflita.
3-
Como educador o que você tem feito para
adequar o Currículo a realidade de seus alunos? Comente.
4-
Seus alunos estão conseguindo avançar na aprendizagem? Os que não estão
avançando, a que você atribui o problema?
5-
Nesta sala há a presença do PA. Se não,
como está sendo trabalhado a Recuperação Contínua?
6-A
presença do PA em suas aulas tem contribuído para o avanço da aprendizagem de
seus alunos? Como?
7-
Você costuma passar lição de casa para complementar os estudos? Oportuniza
momentos para a devolutiva?
8-
Você deixa claro aos seus alunos quais critérios de avaliação utiliza para avaliá-los?
Como faz isso?
9-
Ao iniciar uma situação de aprendizagem você deixa claro aos alunos quais
competências e habilidades deverão ser adquiridas?
10-No
final de cada situação de aprendizagem você verifica se todos os alunos
desenvolveram habilidades propostas? Como?
11-Os
alunos que não conseguem atingir as habilidades propostas, quais os meios que
utiliza para que avancem?
12-Nesta
sala você utiliza o livro didático? De que maneira?
13- Quais projetos você pretende
desenvolver no 2º semestre para esta sala?
(se a resposta for negativa
justifique o motivo).
Equipe
Gestora
Replanejamento
2012
CAPACIDADE DE REPRODUÇÃO, MAS NÃO DE APLICAÇÃO:
q Sabemos a Lei de Ohm, mas somos
incapazes de interpretar o simples circuito elétrico de uma lanterna;
q Sabemos o principio de Arquimedes, mas
nos custa relacioná-lo ao que ocorre quando estamos submersos em uma piscina.
q Sabemos o que é um sintagma nominal,
mas não sabemos utilizá-lo para melhorar uma frase escrita.
etc..... e assim o estudo continua a entender a aprender e a ensina as competências.
haa profs...
ResponderExcluir